Cine debate apresenta documentário sobre Pau d’Arco no CCSE

 

 

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Grupo de Pesquisa Terra e a coordenação do curso de Licenciatura Plena em Geografia realizam hoje, 16, às 9h, um cine debate sobre o documentário “Terra e Sangue — Bastidores do Massacre de Pau D’Arco”. O evento ocorrerá na sala de vídeo conferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Castelinho, e após haverá uma roda de conversa sobre o assunto. 

O documentário de curta-metragem aborda o episódio da operação policial que culminou no assassinato de dez camponeses, que haviam voltado a ocupar a Fazenda Santa Lúcia na cidade de Pau d’Arco, em 24 de maio de 2017. O caso de Pau d'Arco é a maior chacina contra camponeses no Pará desde Eldorado dos Carajás. O filme foi realizado pelo jornal A Nova Democracia, com roteiro e direção de Patrick Granja. Na produção constam depoimentos de familiares das vítimas, advogados, informações e imagens que auxiliam no entendimento do ocorrido.

Segundo o professor Aiala Colares, organizador do cine debate, os alunos devem ter consciência das situações que ocorrem fora da capital, para entender melhor a realidade da região.  “É necessário promover esse debate dentro de uma perspectiva que traga para o aluno essa realidade do campo na Amazônia. A ideia é construir um debate de forma didática apresentando como a universidade vem tratando desses temas a partir dos cursos de licenciatura. Acreditamos que esse momento político, que coloca a Amazônia sobre ameaça, é importante para trazermos esse tema.", disse o professor Aiala. 

Serviço:
Data: 16/09/2019
Horário: 9h.
Local: Castelinho (sala de Vídeo da Uepa/ CCSE).
Documentário: Terra & Sangue: Bastidores do Massacre de Pau D'Arco
Público: Aberto 
Informações adicionais: Os dados dos participantes serão coletados na entrada do evento e os certificados, com valor terão o valor de duração de 4h, serão emitidos logo após seu término. 
  
Texto: Wesley Lima/Ascom CCSE 

Foto: Reprodução