Doutorado

 

Biologia Parasitária na Amazônia

O curso de Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia (BPA), recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está estruturado na área Biologia de agravos infecciosos na Amazônia, dividida em duas linhas de pesquisa: Epidemiologia de Microrganismos e Parasitos, e Fisiopatologia humana e experimental de processos infecciosos. O Doutorado em BPA se caracteriza por um conjunto de atividades e de disciplinas, regulares e complementares, que visa a formação interdisciplinar. O Programa é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e desenvolvido em associação com o Instituto Evandro Chagas (IEC).

Coordenação: Juarez Antônio Simões Quaresma

Telefone: (91) 3131 1749

E-mail: ppgbpa@yahoo.com.br

 

Educação

Desde sua implantação em 2005, o Programa de Pós-Graduação em Educação vem mantendo intercâmbio com Programas em nível local e nacional e desde 2010 com Instituições internacionais, por meio de atividades acadêmicas como participação em bancas, redes de pesquisas, PROCAD (CAPES) e Casadinho (CNPq). É associado à ANPED. O Programa possui duas Linhas de Pesquisa: (1) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e (2) Saberes Culturais e Educação na Amazônia.

Coordenação: Profª Drª Ivanilde Apoluceno de Oliveira 

Fone: (91) 40099506

E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br

site: http://ccse.uepa.br/ppged/

Ensino e Saúde da Amazônia

Desde a sua implantação em 2018, o curso de Doutorado profissional promove pesquisas e produtos relacionados ao mundo do trabalho na área da saúde. São ofertas 10 vagas, sendo quatro vagas para a linha de pesquisa Gestão e planejamento em ensino na saúde na Amazônia e seis vagas para a linha Fundamentos e metodologias em ensino na saúde na Amazônia. 

Coordenação: Prof. Dr. Robson José de Souza Domingues

Fone: (91) 3277-5988

Site: https://paginas.uepa.br/ppgesa/

Biodiversidade e Biotecnologia

Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte

A proposta do curso de Doutorado está baseada no tripé: biodiversidade, biotecnologia e conservação. O programa tem como princípio, que o melhor conhecimento da biodiversidade favorecerá para o desenvolvimento da biotecnologia, e que ambas serão extremamente importantes para a preservação do Bioma Amazônico.

Fone: (91) 3075-6192

Site: https://www.bionorte.org.br/bionorte.htm