Momento histórico na Uepa com o lançamento do Proqtec

 
Participaram da apresentação do Proqtec, o reitor da Uepa, Clay Chagas, a vice-reitora, Ilma Pastana, o pró-reitor de gestão e planejamento Carlos Capela, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jofre Jacob.

Um auditório com lotação completa, além de uma audiência média de 100 pessoas no canal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no YouTube, foram indicativos da importância do lançamento do Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos (Proqtec) da universidade, com o objetivo de valorizar e qualificar o pessoal técnico administrativo e operacional, viabilizando o acesso e a permanência desses servidores em cursos de mestrado e doutorado, inicialmente em Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da própria universidade, que firmaram parceria com a gestão, para viabilizar essa etapa inicial do Programa.

Em um momento histórico para a instituição, como afirmou o reitor da Uepa, Clay Chagas, participaram da apresentação do Proqtec, a vice-reitora, Ilma Pastana, o pró-reitor de gestão e planejamento Carlos Capela, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jofre Jacob, que expôs, detalhadamente, o Programa, concebido pela equipe da Propesp em sucessivos diálogos com integrantes da gestão superior e da diretoria de gestão de pessoas. Na ocasião, a professora Ilma lembrou que desde o período de campanha eleitoral, ela e o reitor incluíram a valorização do servidor técnico entre as metas prioritárias de gestão. “Estou muito feliz não só por este momento como pelo cumprimento de toda a nossa gestão. E a gestão não trabalha só para o professor. Nós trabalhamos para toda a Uepa e isso inclui o corpo técnico”.

“Dia ímpar da nossa história, Um dia para ficar na nossa memória e que faz parte das comemorações dos 30 anos da nossa universidade. Mas, não se limita aos 30 anos. É dos 31, 32, 33 e dos anos seguintes, porque aqui estamos apresentando um programa contínuo”, afirmou Clay Chagas ao destacar que a implementação do Proqtec exigiu muito do coletivo, inclusive de “negociações externas, como as que o professor Carlos Capela precisou fazer junto a outros órgãos, como Seplad e Sefa, para garantir provisão orçamentária para nossos técnicos terem a ajuda de custo necessária para permanecerem no curso até o final, porque isso impacta na avaliação do curso pela Capes”, afirmou o reitor.

Programas de Pós-Graduação Parceiros

Ao apresentar o Proqtec, o professor Jofre Jacob destacou que para efetivar essa etapa inicial, uma das primeiras iniciativas pensadas foi firmar parcerias com os Programas de Pós-Graduação da própria instituição. Nessa fase, participam o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), o Programa de Pós-Graduação Ensino e Saúde na Amazônia (PPGESA), o Programa em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Biologia Parasitária na Amazônia, com representatividade de todos os centros que constituem a instituição.

PPGED

Sobre a participação do primeiro PPG da Uepa na proposta do Proqtec, a coordenadora Marta Genú, ressaltou que houve unanimidade na votação a favor, realizada pelo colegiado do PPGED. A professora afirmou que um dos papéis de uma universidade é universalizar o conhecimento e que isso deve incluir os técnicos da própria instituição.“Somos uma referência. Nosso PPGED é o único no Brasil que tem em torno de 1.500 inscritos no Processo Seletivo. E neste Proqtec vamos oferecer 10 vagas para o doutorado e 15 para o mestrado. Dessa forma a gente inicia o trabalho de qualificação da casa”, afirmou.

PPGBPA

Robson Domingues, coordenador do PPG de Biologia Parasitária na Amazônia ESA disse que sentia-se orgulhoso de estar no lançamento desse Programa de Qualificação, porque iniciou a carreira na instituição ainda em 1988, quando ainda era Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP), como técnico administrativo e depois teve a oportunidade de passar numa seleção para professor e pode se qualificar. Ele também mencionou o fato de que na área de saúde os PPGs, quando foram criados, sempre tiveram cotas para o quadro administrativo. “Isso foi interrompido por uma iniciativa do Ministério Público e agora a gestão conseguiu resolver, o que nos dá muita alegria e vai permitir que nosso PPG oferte dentro do Proqtec, 10 vagas de doutorado e cinco vagas para o mestrado.

PPGCA

À frente da coordenação do PPPGCA inserido na área Interdisciplinar, o professor  Altem Pontes parabenizou a gestão pela iniciativa de implantar esse programa de qualificação. Em uma apresentação sobre o PPG, ele mencionou que os cursos de mestrado e doutorado têm professores de todos os Centros da universidade. Além disso, apontou alguns números: “desde 2011 já formamos  135 mestres em Ciências Ambientais. Atualmente temos 102 alunos, 72 mulheres e 30 homens. Ou seja, temos o predomínio das mulheres entre as alunas”. Sobre o lançamento, o professor Altem, afirmou: “não lembro de algo parecido nos últimos anos em que estou aqui. Agradecemos o convite feito ao PPGCA”.

PPGG

O vice-coordenador do Programa de Geografia, professor Carlos Jorge Nogueira de Castro afirmou que muitas pessoas pensaram e tiveram a sensibilidade de entender a importância do técnico. “Temos a satisfação em recebê-los e observamos a importância desse momento histórico. Entendemos a importância da qualificação e valorização dos servidores públicos. A gente entende as dificuldades que o técnico tem em avançar nos seus estudos. Conseguimos ver e compreender esse momento como uma oportunidade”. Ele anunciou que o PPGG ofertará 10 vagas no âmbito do Proqtec.

PPGESA

Patrícia Daniele de Lima, coordenadora do PPGESA, afirmou a honra do PPG em poder dar esse retorno para os técnicos administrativos. “Sem os técnicos a gente não conseguiria desenvolver o nosso trabalho. Temos uma história de formação de docentes e agora a gente espera receber vocês em um edital exclusivo para técnico administrativo, tanto no mestrado quanto no doutorado, que esperamos lançar no segundo semestre”, previu a coordenadora.

Rogério Bessa, que atuou como representante da categoria de técnicos no Conselho Superior (Consun), destacou duas principais pautas da categoria: “o PCCR e a nossa qualificação e valorização. O servidor técnico qualificado e bem remunerado se sente feliz e pode realizar o trabalho com mais eficiência e eficácia”, afirmou.

Na última parte da reunião de lançamento, o professor Jofre Jacob se emocionou ao falar sobre a importância do Proqtec e rememorar a própria história como servidor da instituição. “Isso era um sonho desde quando fui pró-reitor outra vez e agora, com o apoio da gestão superior, isso foi possível. Havia muitos entraves. Eu comecei nesta instituição como técnico operacional e tive a oportunidade de fazer toda essa formação de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Eu devo toda a minha formação a essa universidade, porque tive bolsa de mestrado, de doutorado  e pós-doutorado e essa oportunidade também tem de ser ampliada para outras pessoas. Nós somos uma instituição formadora. Se nós formamos tanta gente, porque não formarmos os nossos?”, refletiu.

Texto: Guaciara Freitas  (Ascom Uepa)

Fotos: Monique Hadad (Ascom Uepa)