A Instituição

Sejam bem-vindos à Universidade do Estado do Pará

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi criada em 18 de maio 1993. Nasceu da fusão de faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação. Desde então, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Saúde, da Educação e da Tecnologia.

Hoje, a Universidade chega a dez das doze regiões de integração do Pará. São cinco campi na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal e Bragança, Ananindeua e Parauapebas.

São mais de 17 mil alunos matriculados nos 132 cursos de graduação, nos cursos à distância e na pós-graduação latostricto sensu. No âmbito da extensão, a Uepa conta com as ações de unidades como a Editora Universitária e do Centro de Ciências e Planetário, que contribuem para a divulgação e popularização da ciência, além do Instituto Confúcio.

Desde 2015, só podem concorrer às vagas do Processo Seletivo (Prosel) da Uepa, os candidatos que realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E no dia 22 de dezembro de 2021, quando, na 252ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun), foi aprovada a resolução referente ao Programa de Ações Afirmativas, com a adoção de cotas étnico-raciais, para o ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Pará. A resolução se constitui "em instrumento de inclusão e promoção dos valores democráticos, de respeito à diferença e à diversidade socioeconômica e étnico-racial, tendo na ampliação das políticas de acesso ao ensino superior e de incentivo à permanência, a garantia da vocação institucional de estímulo ao desenvolvimento do ser humano no contexto amazônico", conforme expresso no seu artigo primeiro.

Em um estado marcado pela diversidade, a Uepa tem a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos e com responsabilidade social. Suas ações são voltadas à excelência acadêmica e ao desenvolvimento do estado e da nossa região, por meio de um diálogo permanente com a sociedade.

Cotidianamente, a gestão superior da universidade busca construir uma instituição com a participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica, bem como com a sociedade civil. A melhoria da infraestrutura, modernização dos trâmites processuais, um programa permanente de aperfeiçoamento profissional e o fortalecimento do programa de internacionalização também integram as metas para o desenvolvimento institucional da Uepa.

Missão

Produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Visão

Ser referência científico-cultural de ensino, pesquisa e extensão, em nível nacional.

Valores institucionais

1. Qualidade no Atendimento
  2. Transparência
  3. Tolerância
  4. Visibilidade
  5. Parceria
  6. Respeito
  7. Inovação
  8. Motivação
  9. Ética
  10. Trabalho em Equipe
  11. Universidade Pública e gratuita
  12. Credibilidade
  13. Compromisso
  14. Eficiência
  15. Integração
  16. Eficácia

Atos de Criação

Lei Estadual N º 5.747, de 18 de maio de 1993, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, de 19 de maio de 1993, p. 2 - Cria a Universidade do Estado do Pará.

Resolução N º 287/93 – CEE/PA, de 07 de dezembro de 1993, publicada no Diário Oficial do Estado do Pará de 08 de março de 1994, p. 4 e 8 - Aprova o Estatuto da Universidade do Estado do Pará, nos termos do Parecer N º 277/93 – CEE/PA, de 29/11/93.

Resolução N º 082/94 – CEE/PA, de 24 de fevereiro de 1994 – Aprova Carta Consulta da Universidade do Estado do Pará nos termos do Parecer N º 035/94 – CEE/PA.

Resolução N º 068/94 – CEE/PA, de 17 de março de 1994 – Aprova o parecer Nº 063/94, de 14 de março de 1993, referente ao Projeto de criação da Universidade do Estado do Pará, a ser implantada por via de autorização.

Resolução N º 069/94 – CEE/PA, de 17 de março de 1994 – Aprova o Regimento Geral da Universidade do Estado do Pará, de acordo com o Parecer N º 062/94 – CEE/PA.

Decreto Presidencial de 4 de abril de 1994, publicado no Diário Oficial da União de 5 de abril de 1994, Seção 1, p. 4.869 – Autoriza o funcionamento da Universidade do Estado do Pará.

Decreto Presidencial de 6 de março de 1996, publicado no Diário Oficial da União de 7 de março de 1996, p. 3.774 – Altera o artigo 1º do Decreto de 4 de abril de 1994, que autoriza o funcionamento da Universidade do Estado do Pará.